MÚSICA (EM) (N) CENA

Música e(m)(n) Cena é um experimento musical da Companhia Antropofágica que pretende compartilhar e fomentar a discussão acerca da relação entre música e teatro, a partir do repertório e das experiências do grupo com a intersecção dessas duas linguagens. Esse experimento é compartilhado em formato audiovisual e/ou em formato sonoro.


Nosso desejo daqui pra frente se faz evidente: compartilhar nossas conquistas com os camaradas e convidar a todos para devorar nossa música.

PROJETO [TRAM(A)NTROPOFÁGICA]

WEB SÉRIE MÚSICA (EM) (N) CENA

 

Ao longo do projeto de 15 anos do grupo, o [Tram(a)ntropofágica], produzimos e publicamos os primeiros episódios da web série, que contou com um conteúdo inteiramente dedicado à música de cena. Esta proposta concentrou-se em debater diferentes formas de composição, formação musical, relação música-cena e metodologias de trabalho dentro do contexto teatral, a partir das experiências musicais do grupo.

Episódio 00: Introdução

 

Nesse episódio, é apresentada a proposta do Música e(m)(n) Cena a partir de um breve histórico da trajetória musical da Companhia Antropofágica, introduzindo os principais temas que serão abordados ao longo de cada episódio.

Episódio 01: Micro-composição

 

Nesse episódio, debatemos a questão do processo de composição no teatro a partir de uma relação de interdependência entre música e cena. Apresenta-se uma discussão sobre o uso de pequenos motivos e fragmentos musicais como elementos estruturais para o desenvolvimento da trilha sonora.

Episódio 02: Seção a Seção

 

O episódio Sessão a Sessão estende a discussão sobre a relação de interdependência entre música e cena iniciada no episódio MICRO-COMPOSIÇÃO, dessa vez, dando luz a um processo de expansão e adaptação de sessões musicais a partir de uma construção de forma musical relacionada a estrutura da cena.

Episódio 03: Indústria Cultural #1

 

Nesse episódio, discutimos um pouco sobre como o grupo articula referenciais musicais da Indústria Cultural em caráter paródico na composição dos espetáculos da Companhia Antropofágica.

Episódio 04: Indústria Cultural #2

 

Dando seguimento a discussão iniciada no episódio INDÚSTRIA CULTURAL #1, nesse episódio dá-se um foco maior às composições que se utilizam declaradamente de elementos musicais que partem de reverências da Indústria Cultural e que são utilizados como recursos de ilusão do ponto de vista da cena.

Episódio 05: Agitprop

 

Nesse episódio, apresentamos uma discussão sobre a dimensão musical da pesquisa desenvolvida na Antropofágica sobre agitação e propaganda, tendo como base elementos e recursos musicais utilizados ao longo dos 15 anos do grupo.

Episódio 06: Atonal

 

Nesse episódio, abordamos a questão da utilização de poéticas referenciadas na chamada música contemporânea, em contraponto com estéticas e procedimentos amplamente utilizados na composição de trilhas sonoras da Antropofágica.

Episódio 07: Diálogo com Thiago Abdalla

 

Nesse episódio, são abordados temas como a formação musical do grupo, elementos da poética musical e o diálogo com diferentes olhares sobre a música de cena, partindo de uma análise do músico Thiago Abdalla.

Episódio 08: Formação

 

Nesse episódio, apresentamos um panorama dos trabalhos continuados de formação musical realizados ao longo dos 15 anos do grupo, destacando alguns dos principais elementos constituintes do pensamento pedagógico-musical e sua relação com a música de cena.

PROJETO [D.E.T.O.X.]

​ÁUDIOS DE ENSAIOS E APRESENTAÇÕES

 

Dentro do projeto [D.E.T.O.X.], optamos por dividir com o público algumas formas de registro do trabalho musical do grupo. Como extensão da pesquisa relacionada ao áudio, e mais especificamente ligada à proposta de aprimorar o registro das nuances da performance ao vivo da música de cena, compartilhamos 5 registros de áudio, compreendendo registros ao vivo de apresentações e ensaios ocorridos ao longo do projeto. Proposta inspirada nos registros de áudio existentes de grupos como Teatro de Arena e Grupo Opinião, que visavam registrar de forma mais expressiva as nuances da performance ao vivo da música de cena.

  • EMERGÊNCIA - ANGÚSTIA
  • -
  • Núcleo de Música - Companhia Antropofágica
00:00 / 00:00
  • EMERGÊNCIA - ABISMO
  • -
  • Núcleo de Música - Companhia Antropofágica
00:00 / 00:00
  • EMERGÊNCIA - ENDURO
  • -
  • Núcleo de Música - Companhia Antropofágica
00:00 / 00:00
  • OPUS XV - HINO DE MAGAGONNY (AO VIVO)
  • -
  • Núcleo de Música - Companhia Antropofágica
00:00 / 00:00
  • OPUS XV - KANTOR_INDÚSTRIA CULTURAL
  • -
  • Núcleo de Música - Companhia Antropofágica
00:00 / 00:00

2017 por Companhia Antropofágica. Todos os direitos reservados.