top of page

LIBERDADE EM PI(Y)NDORAMA

“Eu ficarei bem satisfeito se os que quiserem me fazer objeções não se apressarem, e se eles se esforçarem para entender tudo o que eu escrevi antes de me julgarem por uma parte: pois o todo se sustenta e o fim serve para demonstrar o começo”. (Descartes)

A Cia. Antropofágica (Cia. ATP) vem realizando pesquisas e apresentações cênicas (espetáculos, intervenções, performances) há seis anos, debruçando- se sobre a pesquisa da antropofagia, que delineou linhas de treinamento, encenação e dramaturgia, dando origem a seus espetáculos, seus rituais, seu espaço e seus núcleos. É formada pelo Núcleo Artístico, Núcleo PY, Núcleo de Música e Oficina do Ator Antropofágico. Suas atividades acontecem no Espaço Cultural Pyndorama, sede do grupo, e no Tendal da Lapa.

Consideramos este projeto relativamente complexo, não por ser de difícil entendimento, nem tampouco por lhe faltar clareza, mas por ter vários centros interdependentes, que se interligam e se amalgamam formando um tecido do qual é feita a nossa arte.

liberdade_em_pyndorama_-_final_page-0001.jpg

Deste tecido fazem parte o Pyndorama, nossa pesquisa da Liberdade no Brasil, a Antropofagia, os nossos diversos núcleos orgânicos e os núcleos que estão sendo convidados para nos ajudar a crescer e compartilhar pesquisas. Tudo isso se une num conjunto que pretende realizar Liberdade em Pyndorama.

 

Liberdade em Pyndorama para nós significa a liberdade do Espaço Cultural Pyndorama para continuar sendo o lugar que nos abriga, a manutenção material deste espaço. Significa também a continuidade do trabalho dos núcleos que nele habitam.

 

Liberdade em Pyndorama também se refere à pesquisa proposta neste projeto: Liberdade no Brasil, um tema recorrente em nossas pesquisas anteriores.

 

Este projeto nasce inspirado no texto “Liberdade, Liberdade”, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, que foi montado no primeiro semestre de 2008 pelo Núcleo PY, o nosso núcleo de atores em formação. Assim como os autores de “Liberdade, Liberdade” pesquisaram 76 livros para criar um texto que reúne Brecht, Shakespeare, notícias de jornal, músicas brasileiras, hinos de movimentos políticos diversos, análises críticas de seu momento político, entre tantas outras coisas em torno do tema liberdade, nós queremos continuar pesquisando autores que sempre nos foram caros e linguagens estéticas com as quais temos trabalhado em torno do tema Liberdade no Brasil.

Neste projeto queremos trabalhar com o que fizemos nos nossos seis anos de história, não como quem olha para trás para colher os louros de uma brilhante carreira mas como quem dá os primeiros passos e vê-se obrigado a perguntar: para onde estamos indo? Para saber se queremos continuar neste caminho ou alterar a rota, precisamos olhar novamente e com cuidado para os passos que já demos até aqui. Nossa proposta, no entanto, não é rever o que fizemos mas dar continuidade à pesquisa deste tema recorrente.

Somos um grupo grande com vários núcleos, que vem mantendo com a ajuda corajosa de muitos um espaço também grande. Um grupo que pretende dar continuidade à sua pesquisa em colaboração com outros núcleos. Para realizar, manter e fazer crescer tudo isso, temos obtido recursos de diversas fontes e por entendermos que este projeto é do interesse da cidade de São Paulo. Por sabermos que nossos recursos são insuficientes, esperamos obter deste Programa o fomento necessário para a realização deste projeto em toda a sua plenitude.

bottom of page